Flávio Gikovate é um dos autores mais respeitados dentro da psiquiatria e psicoterapia. Com diversos livros publicados – muitos se tornaram best-sellers – ele comenta conosco neste vídeo sobre “O que é ser uma pessoa madura”.

Evidentemente, que o termo maduro é uma metáfora vinda do reino vegetal. Uma fruta não madura é uma fruta que não chegou ao seu ápice e, portanto, ainda precisa se desenvolver para ser o máximo que pode ser.

Em certo sentido, quando utilizamos o termo para descrever uma pessoa, madura ou imatura, estamos falando da capacidade da pessoa de lidar com suas emoções. Afinal, não utilizamos o termo para descrever a inteligência ou outra habilidade comportamental. Pois pense bem, uma pessoa imatura não é justamente uma pessoa que não tem maturidade ou inteligência emocional? OUtros termos que poderiam ser utilizados são infantilidade ou criancice que remetem diretamente para a ideia de que uma pessoa adulta não cresceu, não amadureceu.

Veja o vídeo completo e saiba mais o que significa ser uma pessoa madura. Você é uma pessoa madura?

Categoria:

Auto-Ajuda, Educação

1 Comentário

  • Muito bom sempre ler e agora ver e ouvir dr. Flávio Gikovate! E vamos lá, em busca da evolução e do auto-conhecimento sempre ! Abraços.