Um brasileiro e a nossa música nos Jogos de Inverno na Rússia

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 estão acontecendo na Rússia, na cidade de Sochi. Um brasileiro, naturalizado francês, estará na competição. Embora não esteja competindo vestindo a camisa de nosso país, estará dando um show por lá através de nossa música.

Florente Amodio, como se chama, tem 23 anos e foi adotado ainda pequeno por franceses, saindo do Ceará e indo viver na França desde então. Há alguns anos já compete em torneios europeus (veja o vídoe abaixo) e já ganhou diversas medalhas por seu talento.

Isto nos mostra que o que falta aos nossos jovens não é talento ou capacidade, mas sim incentivo e educação para concorrer de igual para igual pelas medalhas olímpicas.

Embora tenha nascido por aqui, ele não pensou em competir pelo Brasil. Ele deu uma entrevista, recentemente, na qual falou:  “O Brasil é o meu país, onde nasci, e permanecerá para sempre no meu coração. Mas vivo na França. Passei a minha vida na França, e, portanto, estou competindo para a França “, explicou ele em uma entrevista para o Golden Skate, principal site especializado em patinação artística no gelo.

Quando ainda morava no Brasil seu nome era Francisco Thiago dos Santos. Sua mãe diz sobre a difícil escolha de entregá-lo para adoção: “Eu era mãe solteira, que não trabalhava e que dependia da irmã. Tinha outros dois filhos. Uma ainda mamava e outro já estava mais grandinho, forte. E o Thiago era o que mais precisava de uma vida melhor. A única saída foi entregá-lo para alguém criar”, em entrevista ao jornal O Povo, de Fortaleza.

Categoria:

Fofo