A nossa relação cotidiana com o dinheiro é muito diferente da relação dos investidores das bolsas de valores ao redor do mundo como a a bolsa de Wall Street ou a Bovespa, de São Paulo. O vídeo mostra depoimentos reais de pessoas que entenderam a lógica do sistema financeiro e ganharam milhões de dólares com seus investimentos precisos, a partir de modelos matemáticos, mostrando também a distância existente entre estes modelos e a realidade.

Sinopse do vídeo:
Os Quants são magos da matemática e programadores de computador na sala de máquinas do nosso sistema financeiro global que projetaram os produtos financeiros que quase quebraram Wall Street. A crise de crédito mostrou como o sistema financeiro global tornou-se cada vez mais dependente de modelos matemáticos que tentam quantificar o comportamento (econômico) humano. Agora, os Quants estão no centro de mais uma revolução tecnológica nas finanças: negociações na velocidade da luz.

Quais os riscos de se tratar a economia e seus mercados como uma máquina complexa? Seremos capazes de manter o controle deste sistema baseado em modelos financeiros, ou criamos um monstro?

Uma história sobre ganância, medo e acaso no interior de Wall Street.

Categoria:

Educação