A Índia, país de produção deste vídeo, é um país marcado por diversos casos de estupro coletivo. Todo o tempo vemos na mídia, casos de assédio e situações absurdas nas quais as mulheres sofrem ataques e pior: são consideradas culpadas por despertarem o desejo dos homens, como se a responsabilidade fosse da vítima e não do agressor.

Este vídeo foi produzido pelo Whistling Woods International Institute, uma escola de artes de Mumbai ou Bombaim, a cidade mais importante de lá. O vídeo, no original em hindi, chama-se Dekh Le, que significa ver ou olhar. Todo o vídeo mostra homens olhando de forma penetrante para os corpos das mulheres. É um vídeo muito bem feito, que passa ao público o sentimento por parte das mulheres deste assédio no olhar…

Aqui no Brasil, este tipo de situação, óbvio, também acontece. Por isso, acho relevante compartilhar o vídeo a fim de refletirmos sobre o comportamento dos homens face às mulheres. Comportamentos estes que são considerados “normais”. Será que são normais mesmo? Será que não afetam de forma negativa todas as mulheres? E se fosse o inverso?

Categoria:

Educação