Para ativar a legenda clique em CC.

O filósofo francês da Modernidade diagnostica as causas de nossa insegurança e baixa auto-estima, fala da relação que o ser humano tem com o corpo e a mente e da proximidade entre seres humanos e animais.

Para o francês Michel de Montaigne, a origem da nossa insegurança e baixa auto-estima está na tendência de dividirmos o mundo entre normal e anormal. Não percebemos que o que há são diferenças! Esse padrão criado é uma idealização a qual ninguém corresponde. Na prática da vida, somos lembrados justamente pelas características que nos diferenciam: alguma cicatriz ou pinta, a cor dos olhos, da pele, dos cabelos, uns mais baixos, outros mais altos, há os que usam óculos ou aparelhos dentários, os carecas… Essa intolerância à diferença não nos faz ser receptivos nem a nós mesmos e quanto mais aos outros!

Elaborado pelo escritor e produtor de televisão inglês Alain de Botton, o documentário, Filosofia: Um guia para a felicidade, consiste na apresentação e divulgação de ideias dos grandes filósofos ocidentais para um público leigo. A ideia geral do documentário é simplesmente mostrar como a filosofia pode servir de base para que as pessoas passem a questionar certos valores sociais rigidamente estabelecidos e, assim, serem capazes de suportar melhor as agruras do dia-a-dia das quais todos estamos sujeitos. Botton então apresenta parte da história de vida, de um filósofo diferente em cada episódio, ressaltando a ideia que deseja apresentar. Por vezes, ele também apresenta casos de indivíduos “normais” (ingleses) cuja vida foi ou pode vir a ser afetada diretamente por tais ideias.

Categoria:

Auto-Ajuda