Descrever em poucas palavras quem foi Carl Gustav Jung não é uma tarefa fácil. Formado em medicina em 1900, ele se especializou em psiquiatria. No Hospital Psiquiátrico Burghölzli desenvolveu uma importante pesquisa utilizando o teste de associação de palavras, no qual conseguiu comprovar, experimentalmente, a influência de complexos inconscientes na fala. Esta pesquisa o aproximou de Freud.

Ao contrário do que normalmente se pensa, Jung não foi um simples aluno ou discípulo de Freud. Os dois pesquisadores trabalharam juntos na criação e divulgação da psicanálise. Porém, por divergências teóricas, Jung deixou o movimento psicanalítico e criou sua própria abordagem, a Psicologia Analítica. Conceitos fundamentais como introversão, extroversão, inconsciente coletivo, arquétipo, sincronicidade, individuação foram elaborados por ele.

No documentário “Questão do coração”, encontramos uma entrevista com Jung alguns anos antes de morrer, além de materiais especiais como entrevistas com colaboradores, como o escritor Sir Laurens van der Post e os analistas junguianos Marie-Louise von Franz e Joseph Henderson.

 

Categoria:

Engraçado