Documentário dividido em 3 episódios produzido pela BBC, escrito e apresentado por Jonathan Miller. Nesta série ele nos mostra os primeiros ateus e pensadores, que mesmo pagando com suas próprias vidas, ousaram não acreditar em Deus e dizer por quê. O que esses brilhantes e corajosos descrentes enfrentaram não foi à ira divina, mas sim os imperadores, reis, ditadores, líderes religiosos e suas igrejas, que temiam suas idéias, pois elas poderiam ser perigosas e subversivas.

Atualmente em países democráticos as pessoas podem manifestar suas opiniões céticas a respeito de mitos, lendas e histórias sobrenaturais como as religiosas, sem sentirem as chamas ardentes da inquisição… Mas essas idéias libertadoras podem continuar sendo perigosas para os que ainda tiram proveito das crenças alheias, para os fanáticos religiosos, ou os que acreditam por inércia e cultura.

Toda essa interessante historia da descrença é analisada e mostrada por Jonathan Miller e seus entrevistados, nessa série excepcional e singular de documentários.

Para ativar as legendas, clique no botão próximo ao ícone do Youtube

1: Sombras da Dúvida

Jonathan Miller visita as Torres Gêmeas ausentes para considerar as implicações religiosas de 9/11 e encontrar Arthur Miller e o filósofo Colin McGinn. Ele procura por evidência dos primeiros ‘incrédulos ‘ na Grécia Antiga e examina algumas das teorias modernas ao redor, por que pessoas sempre tenderam a acreditar em mitologia e magia.

2: Cara ou Coroa

Com a dominação do Cristianismo de 500 DC, Jonathan Miller pergunta-se como a descrença começou a re-emergir nos séculos 15° e 16° . Ele descobre qua a divisão dentro da Igreja teve um papel mais poderoso que as descobertas científicas do período. Ele também visita Paris, a casa do ateu de século 18, Barão D ‘Holbach, e mostra como politicamente perigoso era enfraquecer a fé religiosa das massas.

3: À Hora Final

A história da descrença continua com as idéias de filósofo autodidático Thomas Paine, os estudos revolucionários de geologia e as teorias evolucionárias de Darwin. Ele entrevista Richard Dawinks, autor do best seller Deus, um delírio. Jonathan Miller olha para Froid para visualizar a religião, esta que é uma ‘desordem pensada’. Examina sua motivação tentando fazer uma ligação aos assuntos, sobre morte e o fanatismo religioso do século 21.

Categoria:

Educação